Fortalecendo a Família há 105 Anos

capa google Há 105 anos, dois jovens estrangeiros começaram um empreendimento de natureza espiritual nesta cidade de Belém, quando fundaram a Assembleia de Deus, que paulatinamente se expandiu para todo o país e cuja mensagem trazia uma vívida esperança a cada pessoa em particular e especialmente às famílias. Ao longo do tempo, milhões de vidas foram alcançadas, tocadas, influenciadas e transformadas pela mensagem pentecostal que demonstrava Jesus Cristo como o Senhor vivo e todo-poderoso, capaz de perdoar, salvar e transformar cada vida que se arrependesse e confiasse Nele, além de batizar com o Espírito Santo; capaz também de transformar famílias inteiras e ajustar suas relações sociais em um novo ambiente de paz e comunhão. É por causa dessa mensagem, ainda atual e absolutamente necessária, que a Assembleia de Deus continua fortalecendo a família nos 105 anos de sua magnífica história.

Quando os jovens missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren iniciaram a viagem ao nosso querido Brasil, do ponto de vista meramente humano, o empreendimento tinha tudo para dar errado. Eles foram enviados por Deus com uma mensagem para uma nação cuja língua e costumes desconheciam por completo. Também, não tinham dinheiro nem organização civil que lhes desse algum suporte. Passageiros da terceira classe do navio a vapor Clement, os jovens missionários Berg e Vingren, saídos de Nova York, demoraram catorze dias de viagem para, finalmente, aportarem na Estação das Docas, em Belém, em 19 de novembro de 1910.

A cidade que Berg e Vingren encontraram, no início do Século XX, foi uma Belém pequena e de economia decadente, por causa do fim do ciclo da borracha. Uma cidade que não dispunha de saneamento básico adequado e cuja população enfrentava uma terrível condição de saúde pública precária em razão dos surtos de febre amarela, malária, lepra e tuberculose, assim como de outras doenças tropicais. Famílias inteiras eram descontinuadas pelas doenças, muitas outras sofriam perdas irreparáveis.

Quando começaram a Assembleia de Deus, o pequeno rebanho que eles conseguiram reunir contava com menos de vinte pessoas, portanto poucas famílias, mas sem personalidades de grande destaque na sociedade belenense. Além disso, enfrentaram cerrada oposição de outros grupos religiosos, com calúnias e difamações as mais diversas, inclusive na imprensa. Tudo lhes era adverso, e nada tinham que pudesse apontar para alguma possibilidade humana de garantia de sucesso, nem que oferecesse ajuda permanente para pessoas e famílias. Assim, eles só podiam contar com uma certeza: Deus estava com eles e, exatamente por isso, Deus faria tudo para que o empreendimento germinasse e crescesse, e também produzisse incontáveis e permanentes frutos e influenciasse e transformasse muitas pessoas e famílias, fortalecendo-as no caminho da verdade, do amor e da comunhão.

Assim, a própria história testemunha que a Assembleia de Deus, em seus 105 Anos Fortalecendo a Família, só foi bem sucedida porque contou com a aprovação de Deus sobre todo o trabalho que começou com esses dois homens, e todos os que seguiram seus passos, os quais ousaram confiar em Deus e obedecer ao Seu comando, mesmo sem nenhuma garantia de apoio institucional público ou privado nem possibilidade humana de sucesso.

Enfrentando lutas hercúleas, problemas grandiosos e desafios quase intransponíveis, foi nesse ambiente totalmente adverso que Deus coroou o esforço de várias gerações com uma obra vitoriosa que chegou até aos nossos dias, sempre ajudando pessoas e fortalecendo a família. Um dia, assim como Jesus, todos eles verão o fruto de penoso trabalho de suas almas e ficarão satisfeitos (Is 53.11).

É precisamente a essa caminhada iniciada há 105 anos que estamos dando continuidade. É a nossa geração que tem, agora, a honra de levar avante, na mesma disposição de espírito, na mesma fé e perseverança, essa obra de fortalecer a família. Sem famílias fortes e bem estruturadas não há a mínima possibilidade de construirmos uma sociedade ordeira, pacífica e desenvolvida. Há muitos que almejam destruir a família, para que seus abjetos e torpes objetivos de vituperar a sociedade encontre guarida na destruição de nossos valores morais cristãos. Mas nós estamos vigilantes contra o mal e compromissados com a justiça, sempre alertas e trabalhando incansavelmente para fortalecer a família.

Desse modo, nesta grande celebração de seus 105 anos Fortalecendo a Família, de 11 a 20 de Junho de 2016, a Assembleia de Deus em Belém tem a honra de convidar todas as famílias a participarem livremente conosco destas festividades.

Acompanhe a nossa Programação Oficial, abaixo:

11/06 (Sábado)

14h00 – Encontro de Corais de Mulheres no Templo Central

18h00 – Casamento Comunitário no Templo Central

13/06 (Segunda-feira)

10h00 – Sessão Solene em homenagem pelos 105 Anos da AD na Assembleia Legislativa do Estado do Pará

17/06 (Sexta-feira)

09h00 – Sessão Solene em homenagem aos 105 Anos da Assembleia de Deus na Câmara Municipal de Belém

9h00 e 15h00 – Convenção Centenária da Igreja-Mãe das Assembleias de Deus no Brasil (CIMADB).

19h00 – Culto de Abertura dos 105 anos no Centenário Centro de Convenções.

18/06 (Sábado)

9h00 – Reconstituição da chegada dos Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren na Escadinha do Porto de Belém.

10h00 – Inauguração do Templo Histórico do Ver-o-Peso.

18h00 – Grande Concentração no Centenário Centro de Convenções.

19/06 (Domingo)

08h00 – Grande Batismo no Templo Central

19h00 – Celebração em todos os templos da Igreja em Belém.

20/06 (Segunda-feira)

19h00 – Festa da Oração e Gratidão no Centenário Centro de Convenções.

O nosso lema é: Assembleia de Deus no Brasil – 105 Anos Fortalecendo a Família! Sinta-se especialmente convidado a estar conosco nesta grande celebração!

Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém

admin

Analista de Sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.