PRESIDENTE

samuel_camaraSamuel Câmara é natural de Cruzeiro do Sul (AC), onde nasceu em 31 de outubro de 1957. Filho do casal Severo Câmara e Terezinha Duarte Câmara, foi criado sob os ensinamentos de um lar cristão. Cresceu sem muito conforto, sendo a família composta ainda por mais três irmãos e duas irmãs. O espírito evangelístico sempre fez parte de sua vida, fundando vários trabalhos cristãos nas escolas onde estudou. Ainda jovem, concluiu os cursos de pilotagem de avião e música.

Em 1974, aos 16 anos de idade, foi para o Instituto Bíblico das Assembléias de Deus em Pindamonhangaba (SP), onde cursou Teologia, a fim de preparar-se para cumprir sua vocação ministerial. Em 1976, concluiu o seminário. Continuou os estudos, licenciando-se depois em Filosofia, Pedagogia e Direito. Em 1979, retornou a Manaus, dando continuidade a suas atividades à frente da mocidade, Escola Dominical, Banda de Música e Coral da Igreja. Em 1980, foi ordenado ao ministério pelo Pr. Alcebíades Pereira Vasconcelos, como pastor-auxiliar da Assembléia de Deus em Manaus, sendo designado inicialmente para o campo de Puraquequara (AM), um vilarejo de ribeirinhos, no interior do estado. Nesse mesmo ano, o Pr. Samuel fundou o Instituto Bíblico da Assembléia de Deus no Amazonas (IBADAM).
Em 11 de julho de 1981, retornou a São Paulo, casando-se com a jovem Rebekah Joyce, que conhecera desde o seu tempo de estudos no seminário. Do enlace matrimonial, nasceram-lhes três filhos: Philipe João (13/08/82), André Samuel (31/01/84) e Teresa Rachel (23/11/88). Em 1984, foi eleito Vice-Presidente da Igreja e da Convenção Amazonense. Nesse período, pilotou um hidroavião, adquirido pela igreja, com o fim de realizar visitas periódicas aos campos do interior do estado, de difícil acesso. Em 30 de maio de 1988, foi eleito e empossado na liderança da igreja e da convenção amazonense, em substituição ao Pr. Alcebíades Vasconcelos, que partiu para o descanso eterno. Dotado de um espírito empreendedor, conduziu a igreja a grandes desafios como o desenvolvimento de uma rede de comunicação evangélica, a Rede Boas Novas (RBN). Hoje, a Rede conta com estações de rádio, de televisão e canais de satélite.
O Pastor Samuel Câmara assumiu a Presidência da Assembléia de Deus em Belém (PA), em cerimônia realizada no Templo Central, no dia 27 de janeiro de 1997, substituindo o Pastor Firmino Anunciação Gouveia. Sob seu pastorado, a igreja saltou para mais de 370 templos, uma prova do grande trabalho realizado.
Em Abril de 2005 o Pr. Samuel Câmara foi eleito 1º Vice-presidente da Convenção Geral da Assembléia de Deus no Brasil, tendo a oportunidade de cooperar ainda mais para o crescimento da obra pentecostal no país.